"" ✔ Free History → 28: Análise de texto sobre Lispector

Análise de texto sobre Lispector

Você sabe como usar figuras de linguagem na redação e a partir disso fazer a exploração de sinestesia? Neste artigo falarei um pouco sobre isso. Acompanhe-me.
JOANA lembrou-se de repente, sem aviso prévio, dela mesma em pé no topo da escadaria. Não sabia se alguma vez estivera no alto de uma escada. Os reflexos úmidos das lâmpadas sobre os espelhos, os broches das damas e as fivelas dos cintos dos homens comunicavam-se a intervalos com o lustre, por delgados raios de luz. Ora quente, ora fria, essa luz a percorrida por seus longos músculos inteiros. (...) Ela estava sentada, numa espera distraída e vaga. Respirava opressa o perfume roxo e frio das imagens.
(Clarice Lispector - Perto do Coração Selvagem - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986 - texto adaptado)




Comentários

Observe que os sentidos se embaralham, se confundem (reflexos úmidos das lâmpadas; ora quente, ora fria, essa luz a percorria... visão e tato; Respirava opressa o perfume roxo e frio das imagens... olfato, visão e tato).

Ao permitir tal construção descritiva, a sinestesia dá pluralidade semântica ao texto, que no caso deste exemplo ao mesmo tempo está caracterizando ambiente exterior e mundo interior, o primeiro em função do segundo, o que enriquece de conotações simultaneamente sensoriais e emotivas o momento lembrado. Você pode aprender mais clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário