Assim, os elementos descritivos auxiliam na montagem de um conflito, seja através de personagens cujas características são contrastantes, seja através de ambientes reveladores de seus traços determinantes para a construção da trama narrativa.
Tais elementos podem estar no início de uma história - para a criação do "clima", da "atmosfera" -, no seu momento mais importante - o clímax, o ponto culminante -, ou mesmo no desfecho. Sua colocação depende da intenção do narrador, dos efeitos que quer causar com o que narra.
Leitura Comentada
Revelação no espelho
O vento soprava forte. Era quase um tufão. Ou talvez um tornado, pois suas rajadas concentradas agiam com mais violência num raio de poucos metros. Apavorada, ela buscou abrigo, colando-se à reentrância de uma porta de garagem. Tremia. Tinha a sensação de que aquele vento era uma manifestação do Mal. E pior: que contra ela se dirigia. Enquanto o vento lhe chicoteava as pemas, tirou da bolsa um pequeno espelho para, através dele, espiar a rua sem sair , de trás da coluna. E teve a confirmação. A imagem, no espelho, era de calmaria. O vento era mesmo assombrado.
(Heloísa Seixas - Contos Mínimos, Folha de São Paulo -19/03/98)
Comentários
Repare que o narrador desta micro-história cria um enredo de suspense, utilizando-se de elementos descritivos para fazê-lo.
A protagonista se apavora diante de um vento, um tornado ou um tufão que, de tão violento, lhe chega a parecer uma manifestação do Mal. Entretanto, no desfecho percebemos que ela acertadamente o julgara assombrado... o que é mostrado ao leitor pelo contraste entre elementos táteis, descrevendo as sensações imaginárias (Enquanto o vento Ihe chicoteava as pernas...), e elementos visuais, descrevendo as sensações reais (E teve a confirmação. A imagem, no espelho, era de calmaria.)
Assim, a presença da descritividade na montagem desta história dá-lhe grande força expressiva e isso contribui para termos um bom texto escrito.
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