"" ✔ Free History → 28: Exemplo de redação sobre a relação entre tempo e história

Exemplo de redação sobre a relação entre tempo e história

Nesta atividade você verá um bom exemplo de desenvolvimento de texto dissertativo no vestibular. Com este exemplo de redação você poderá treinar bem a escrita e os recursos argumentativos tão válidos no texto dissertativo do Enem, por exemplo. Para saber bem mais sobre como fazer a redação no Enem com o Missão Enem, clique aqui.



Inexorável relação entre tempo e história

A abstração e a imprecisão do conceito de tempo permitem que várias interpretações e análises acerca do mesmo sejam apresentadas. Entretanto, é relevante observar que todas elas são específicas, dirigidas a determinados aspectos, dada a abrangendo do tema e a impossibilidade de abordá-lo densa e convincentemente em sua totalidade. Uma importante concepção do tempo, abordada por Herberto Linhares, é a de que o tempo resume-se ao presente, de modo que os acontecimentos contemporâneos independem de um contexto histórico anterior. Já a abordagem poética do tema é bastante diferente desta última, para Chico Buarque, por exemplo, independentemente do tempo decorrido, há sentimentos e aspectos humanos que são eternos, sobre os quais o tempo não age. Além dessas interpretações possíveis, há aqueles que compreendem o tempo historicamente, isto é, através do contexto histórico é possível entender racionalmente não só uma determinada época, mas o planeta, a política e a economia.
Antes de mais nada é importante analisar brevemente duas importantes relações com a passagem do tempo. Primeiramente a concepção mais hedonista de Herberto Linhares, que expõe um pensamento exclusivamente voltado para o presente, ignorando tendências históricas passadas e preconizando um progresso pautado nas descobertas diárias, isto é, trata-se da ontologização do presente, também apresentada pelo pragmático filósofo Karl Marx em: "A verdade é temporal", afirmação que deixa claro o ponto de vista de que o contemporâneo determina paradigmas, comportamentos e acontecimentos. Já a concepção poética do tempo, apesar de atribuir ao mesmo o poder de modificar a história (ascenção e queda de civilizações) é incapaz de transformar sentimentos e aspectos humanos.
Além de tais interpretações, importantes historiadores consideram que nossa sociedade, profundamente influenciada pelo pensamento socrático, cartesiano e positivista, ontologizou a razão, de modo a tornar-se exacerbadamente tecnocrática, tentando, por exemplo, resolver problemas sociais por meios não-sociais, como diriam Max Horkheimer e Theodor Adorno. Para Eric Hobsbawn, o tempo, a época, os aspectos comportamentais da sociedade estão, certamente, relacionados à história e, sob esse inteligente prisma de análise, a mesma mostra-se indispensável na compreensão do tempo. Esse pensamento é, certamente, racional e bastante interessante para explicar o tempo.
É, portanto, plausível ponderar que o tema da temporalidade, embora abstrato e vasto, pode ser abordado de forma racional sob diferentes pontos de vista, sejam eles hedonista, poético ou histórico. Dentre tais concepções, aquela que relaciona a passagem do tempo à história mostra-se interessante e profunda, a medida que considera que a análise de períodos anteriores é indispensável à compreensão da época, do mundo, da política, da economia e da cultura, discutindo, assim, o conceito "tempo".

Análise da redação

O VALOR DAS IDEIAS BEM APRESENTADAS: a redação destaca-se pela clareza das ideias e da argumentação. A habilidade na construção de conceitos e a riqueza das exemplificações, evidenciando um bom repertório do candidato, facilitaram o cumprimento da proposta.

• PRIMEIRO PARÁGRAFO: o autor recorreu a uma enumeração exemplar das três concepções de tempo. Note-se a construção clara e coerente dos conceitos enumerados:

1 - "o tempo resume-se ao presente, de modo que os acontecimentos contemporâneos independem de um contexto histórico anterior".

2 - "independentemente do tempo decorrido, há sentimentos e aspectos humanos que são eternos".

3 - "através do contexto histórico é possível entender racionalmente não só uma determinada época, mas o planeta, a política e a economia".

• SEGUNDO PARÁGRAFO: o autor entra em terreno complexo e arriscado ao associar a "concepção mais hedonista" de Linhares a conceitos utilizados por Karl Marx.

• TERCEIRO PARÁGRAFO: volta a fazer uso da exemplificação, citando vários conceitos filosóficos. Novamente, entra em terreno complexo, pois a quantidade de ideias envolvidas é grande e essas não poderiam ser aprofundadas.

• QUARTO PARÁGRAFO: embora não rejeite os outros pontos de vista, defende a concepção histórica por seu caráter "interessante e profundo", valendo-se de uma enumeração para fundamentara preferência: "indispensável à compreensão da época, do mundo, da política, da economia e da cultura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário