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Análise de redação dissertativa da Unicamp

Este é um Exemplo de redação que você usará para desenvolver seus textos enquanto estuda para o Enem. O vestibular e o Enem fazem sempre uso do texto dissertativo porque é aquele que exige do candidato um posicionamento crítico e fundamentação.



Saudáveis divergências

Claramente um dos maiores fatores que propiciaram a sociedade humana atingir a complexidade que possui atualmente foi o acúmulo de conhecimento transmitido entre as diversas gerações. Todavia, é necessário notar que o contato entre os diferentes valores nem sempre dá-se de maneira amistosa, gerando conflitos e contestações que, de certa forma, contribuem para o desenvolvimento da estrutura social como um todo.
Nesse processo, é preciso salientar a importância da Revolução Industriai na estrutura cultural do homem, até porque foi principalmente a partir dela que as transformações entre as gerações passaram a ser mais dinamizadas e o conceito de modernidade levou os valores mais antigos, antes sinónimo de sabedoria, a sofrerem certa aversão e a serem vistos como retrógrados. Nisso resultou, de forma consistente, as raízes dos conflitos constantes que as gerações subsequentes enfrentaram nas suas relações, principalmente no que tange às questões comportamentais. É nítido perceber esse acontecimento atualmente, na qual a geração mais recente, que vive em um meio de maior liberdade, rotula a geração dos pais de ultrapassada quando, estes últimos, impõem-lhes regras a serem seguidas, resultando em insatisfações de ambas as partes. O interessante, porém, é que esses conflitos intergeracionais, ao contrário do que muitos acreditam, não fragilizam o tecido social, mas o fortalece e desenvolve, na medida em que, dessas contestações, é que novos conceitos sociais vão surgindo, ampliando e dinamizando as relações humanas.
Todavia, o contato entre as gerações não gera unicamente conflitos. Em muitos momentos, a troca de conhecimento entre elas é tão benéfica que possibilita a ambas vivenciar diversas maneiras de pensar e agir, e dessa forma, aprimorar e renovar as visões de um mundo que cada um possui. Um bom exemplo dessa troca de valores é o mundo virtual: muitos da geração passada o desconhecem e muitos da geração atual, em decorrência do uso excessivo, acabam tendo dificuldades nas relações sociais diretas. Assim, o contato entre elas é extremamente recompensador: os mais antigos conhecem um mundo mais dinâmico e ampliam suas experiências. Já os mais novos, recuperam os valores de companheirismo mútuo e de coletividade tão presentes na geração anterior, e, de certa forma, rompem o comportamento individualista que predomina na atual geração.
Constata-se, assim, o quão importante é a coexistência entre os valores das gerações uma vez que eles podem se compartilhar e cooperar uns com os outros. (Fonte: Unicamp)

Análise da redação

É bem importante que você aprenda a fazer um texto dissertativo com os modelos que publicamos aqui. Procure guardar estas dicas de como escrever uma redação no Enem e aplique estas técnicas nas diversas propostas que estamos publicando aqui no site.

RECORTE TEMÁTICO: apesar de valer-se de um lugar-comum nas dissertações, que é o de marcar historicamente o "início de tudo" com a Revolução Industrial, o texto estabelece de forma apropriada o corte pré-revolução/pós-revolução: a rapidez das mudanças e a concomitância de um volume de diferenças muito maior no tempo e no espaço. De forma produtiva, o texto atende ao recorte temático e às suas instruções mostrando que há muitas outras formas de convívio entre as gerações, sem cair na visão romanceada de que o conflito não existe. Nesse sentido, o texto explora muito bem as relações suscitadas pela leitura da coletânea, fazendo um uso mais particular e direto dos excertos 1,2, 3 e 6.

ARTICULAÇÃO: o candidato valeu-se de uma estrutura comum: quatro parágrafos - um para introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão - bem articulados com o uso adequado de conjunções: a conjunção todavia introduziu novas ideias no terceiro parágrafo e a conjunção assim estabeleceu ideia de conclusão no último parágrafo. (Com comentários da banca examinadora da Comvest - Unicamp 2010)

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