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Como fazer uma redação dissertativa - Unicamp

Nesta proposta de redação que foi usada e adaptada da Unicamp é um belo exemplo de texto que pode ser usado nas atividades das aulas de Português do Ensino Médio. Você pode usar também para que verifique como está sua prática de produção de textos. O fato é que você precisa desenvolver corretamente a proposta para que esteja bem treinado na hora do vestibular.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir do advento do computador, as empresas se reorganizaram rapidamente nos moldes exigidos por essa nova ferramenta de gestão. As organizações procuraram avidamente os "quadros técnicos" e os encontraram na quantidade demandada. Os primeiros quadros "bem formados" tiveram em geral carreiras fulminantes. Suas trajetórias pessoais foram tomadas como referência pelos executivos mais jovens. Aqueles "grandes executivos" foram considerados portadores de uma "visão de conjunto"dos problemas empresariais, que os colocava no campo superior da "administração estratégica" enquanto o principal atributo da nova geração passa a ser a contemporaneidade tecnológica. Os constrangimentos advindos do choque gera-cional encarregaram-se de fazer esses "jovens" encarnarem essa característica, dando a esse trunfo a maior rentabilidade possível. Assim, exacerbaram-se as diferenças entre os recém-chegados e os antigos ocupantes dos cargos. No plano simbólico, toda a ética construída nas carreiras autodidatas é posta em xeque no conflito que opõe a técnica dos novos executivos contra a lealdade dos antigos funcionários que, no mais das vezes, perdem até a capacidade de expressar o seu descontentamento, tamanha é a violência simbólica posta em marcha no processo, que não se trava simplesmente em cada ambiente organizacional isolado, mas se generaliza.

Ao longo da década de 1990, a renda das famílias brasileiras com filhos pequenos deteriorou-se com relação à das famílias de idosos. Ao mesmo tempo, há crescentes evidências de que os idosos aumentaram sua responsabilidade pela provisão económica de seus filhos adultos e netos.

(Ana Maria Goldani, "Relações intergeracionais e reconstrução do estado de bem-estar. Por que se deve repensar essa relação para o Brasil", pp. 211).

As relações intergeracionais permitem a transformação e a reconstrução da tradição no espaço dos grupos sociais. A transmissão dos saberes não é linear; ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar as opiniões e visões acerca do mundo e das pessoas. As gerações se renovam e se transformam reciprocamente, em um movimento constante de construção e desconstrução.

(Adaptado de Maria Clotilde B. N. M. de Carvalho, "Diálogo intergeracional entre idosos e crianças". Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007, p 52.)



Orientações:

1. Discuta formas pelas quais se estabelecem as relações entre as gerações.
2. Argumente no sentido de mostrar que essas diferentes formas coexistem.
3. Trabalhe seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de vista.
4. O texto deve ser escrito de acordo com a norma pad rão escrita e ter entre 25 e 30 linhas.

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